Construções com estrutura

Construções com estrutura

Os benefícios de trabalhar com painéis Rockpanel incluem a flexibilidade de criar uma construção de duas camadas para a parede exterior. Isso permite que câmara-de-ar ventilada entre as duas camadas crie e mantenha um clima interior confortável.

O que é exigido da estrutura de madeira

Para garantir a aplicação correta e uma instalação de longa duração, a estrutura de madeira deve cumprir os seguintes requisitos:

  • A estrutura de madeira e as ripas de madeira fixas a uma parede de tijolo ou de cimento devem ser construídas de acordo com EN 1995-1-1: 2004 e a sua conservação deve ser feita de acordo com EN 335.
  • A estrutura de madeira deve ser devidamente apoiada para evitar deformações.
  • As estruturas de madeira ou as ripas que tiverem sido tratadas com produtos para proteção da madeira devem ser instaladas muito tempo antes da fixação do revestimento exterior.
  • As ripas de madeira devem ter pelo menos as seguintes dimensões: 28x70 mm nas uniões e 28x45 mm em suportes intermediários.
Construção ventilada fixa a uma estrutura de madeira Construção ventilada fixa a uma estrutura de madeira

O que é exigido da estrutura de alumínio

Para garantir a aplicação correta e uma instalação de longa duração, a estrutura de alumínio deve cumprir os seguintes requisitos:

  • A espessura mínima dos perfis de alumínio deve ser de 1,5 mm.
  • A liga de alumínio deve ser AW-6060 de acordo com EN 755-2:
    - O valor de Rm/Rp0.2 deve ser 170/140 para o perfil T6
    - O valor de Rm/Rp0.2 deve ser 195/150 para o perfil T66
Construção ventilada fixa a uma estrutura de alumínio Construção ventilada fixa a uma estrutura de alumínio

Opções de construção ventilada

Construção com juntas abertas

Com uma construção aberta, as uniões horizontais devem ter uma junta de no mínimo 5 mm. As uniões verticais são fechadas automaticamente pelo apoio da subestrutura vertical. Para garantir a durabilidade da madeira, as ripas verticais devem ser protegidas contra a água da chuva. Isto pode ser feito com uma fita de espuma EPDM resistente aos raios UV e a condições climatéricas cuja largura em ambos os lados seja 15 mm superior à largura da estrutura. Também pode ser feito com uma tira de material Rockpanel, que atua como uma vedação para proteger as ripas.

A cavidade entre os painéis Rockpanel e o isolamento deve ser de pelo menos 28 mm (espessura padrão das ripas de madeira). Quando a fixação for feita com Rockpanel Tack-S sobre uma tira de Rockpanel, a cavidade deve ser de pelo menos 36 mm (28 mm de espessura da ripa de madeira mais 8 mm do perfil Rockpanel, segundo as orientações de ETA). Numa construção com proteção contra incêndios FS-Xtra, a cavidade deve ser no mínimo de 40 mm.

Construção com juntas abertas
Construção com juntas fechadas

Numa construção fechada, as uniões horizontais são fechadas com um perfil de assento (Perfil A) ou um perfil com rebaixo (Perfil B, semifechado). Isto significa que a maior parte da água da chuva é escoada para fora do revestimento exterior. Esta estrutura requer uma cavidade de ar de 28 mm e uma abertura de pelo menos 5 mm na parte superior e na parte inferior da construção.

As uniões verticais são fechadas automaticamente pelo apoio da subestrutura vertical. Para garantir a durabilidade da madeira, as ripas verticais devem ser protegidas contra a água da chuva. Isto pode ser feito com uma fita de espuma EPDM resistente aos raios UV e a condições climatéricas. Com uma junta fechada, a fita de espuma não precisa de ser mais larga do as ripas da estrutura. Também pode ser feito com uma tira de Rockpanel.

Construção com juntas fechadas
Construções com Rockpanel Lines²

Quando se utiliza Rockpanel Lines², as uniões horizontais são cobertas automaticamente pelo painel de sobreposição e não é necessário realizar acabamentos de junta adicionais. Para proteger a estrutura vertical, deve aplicar-se uma fita de espuma EPDM resistente a condições climatéricas na estrutura. Quando se utilizar o clip para fixar Lines² S 8 e Lines² XL 8, não se recomenda proteger as ripas de madeira com cinta de espuma EPDM resistente a condições climatéricas.

Recomendamos manter uma junta de pelo menos 3 mm de largura entre os painéis. As ripas de madeira devem estar em conformidade com EN 1995-1-1: 2004 e tratadas com produtos de proteção em conformidade com EN 335. Quando a instalação de Lines² de 8 mm for feita na modalidade desmontável, cada painel deve ficar preso horizontal e verticalmente. Mesmo quando os painéis estão presos podem ser substituídos individualmente. Se forem utilizadas fixações horizontais para prender os painéis, deve ser sempre aplicada um junta vertical pequena de 3 mm ente os painéis.

Construções com Rockpanel Lines²
Contacte-nos para receber assistência técnica para os nossos produtos e serviços
Contacte-nos para receber assistência técnica para os nossos produtos e serviços

Contacte-nos para receber assistência técnica para os nossos produtos e serviços

Talvez tenha uma dúvida diferente, mais técnica, que não esteja explicada acima. Contacte-nos e teremos todo o gosto em ajudá-lo.

As placas Rockpanel são especificadas cada vez mais por arquitetos e gestores de construção que requerem um produto que oferece vantagens térmicas, estéticas e de impermeabilização para garantir um clima interior saudável no qual as pessoas possam viver e trabalhar.
Back